Blog da Morg


Futebol e mulheres

Posted in Futebol,jornalismo por Morgana Gualdi Laux em maio 18, 2009
Tags: , ,

A participação da mulher no panorama futebolístico está crescendo, talvez pela representação das meninas nas Olimpíadas recentemente. Apesar do resultado não esperado pelos brasileiros, o esporte está sendo alvo de muitos comentários.
Dentro dos gramados contamos com Marta, a eleita melhor do mundo pela Fifa em 2006 e 2007, Cristiane que, atualmente, joga na equipe feminina do Corinthians e Daniela Alves que iniciou sua carreira profissional aos 13 anos e hoje joga no Mato Grosso do Sul/SAAD.
No cenário mundial, o Brasil, no entanto, apesar de contar com essas grandes jogadoras, está em 4º lugar no quadro de medalhas da Copa do Mundo (realizada pela primeira vez somente em 1991). Os três primeiro lugares são seguidos, respectivamente, por: Alemanha, Estados Unidos e Noruega.
A grande participação feminina dentro dos gramados na Europa pode ser atribuída a uma cultura que incentiva a inserção da mulher no esporte, seja praticando-o, seja torcendo.No continente, por exemplo, o público feminino é responsável por uma movimentação superior a 4 milhões de euros por jogo da Eurocopa. Nessa constatação são incluídos os itens relacionados a partida, mas também produtos licenciados, além das refeições, acomodações e transportes.
Já aqui no Brasil a situação é diferente dos demais países. Na nação em que o futebol se tornou mais do que um esporte e sim uma atividade a ser observada nos domingos e a ser acompanhada nos jornais durante os outros dias da semana, a mulher não tem tanta participação, pelo menos o quanto gostaria. Os estádios são preenchidos por figuras femininas quando são realizadas promoções como, por exemplo, a do Dia Internacional da Mulher.
O quadro social do Grêmio é composto por 10% de mulheres e o do Inter fica em proporção de 14%. Há também como destaque o Núcleo de Mulheres Gremistas que conta com cerca de 80 participantes para a realização de excursões para apoiar o time onde ele estiver. O Inter conta com o Espaço Mulher Colorada, com cerca de 40 torcedoras.
Esses dados não tão expressivos revelam o quanto o esporte precisa ser divulgado entre o público feminino, ou as meninas terão que continuar a expor cartazes com os dizeres: “Brasil, precisamos de apoio”, logo em cerimônias como a da premiação da Copa do Mundo de Futebol Feminino (2007).

** Meu primeiro texto publicado em jornal impresso (2008). A primeira experiência tem espaço garantido aqui no blog.

Uma resposta to 'Futebol e mulheres'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Futebol e mulheres'.

  1. Edson José said,

    Obrigado pela visita Morg, até que enfim tá escrevendo de novo, hein, rs, as mulheres no futebol, existem muitas que entendem mais do que muito marmanjo metido a sabe tudo por aí, um abraço!!!
    Edson José


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: