Blog da Morg


Vida de goleiro

Posted in Futebol,Grêmio por Morgana Gualdi Laux em dezembro 15, 2008
Tags: , , ,

Essa é uma pequena parte do trabalho que realizei para a faculdade. A pauta era vida de goleiro, vida de centrovante. Me concentrei na primeira posição. O resultado foi bem interessante…

O futebol, sem dúvidas, é o esporte mais praticado pelos brasileiros e pelo mundo todo. Segundo historiadores, ele apareceu dois mil e quinhentos anos antes de Cristo. O chinês Huang-ti foi o responsável pela invenção do jogo, uma vez que desejava treinar seus soldados para as guerras.
Entretanto, a referência mais marcante em relação as origens do esporte encontra-se no período da Idade Média, respectivamente em Florença. Denominado Gioco Del cálcio, o futebol era praticado por aristocratas, ou seja, duas facções políticas acertavam suas rixas por meio de jogos de bola no Piazza Santa Croce.As equipes eram compostas cada uma por 27 jogadores. Naquela época já eram estabelecidas regras bem definidas, o que possibilitou dizer que o cálcio representava um estágio mais avançado do futebol em relação ao que se praticava antes, nas ruas da Inglaterra.
No cenário britânico, o futebol adquiriu todas as regras da rígida educação instalada no país, pois foi incorporado aos esportes escolares de toda a Inglaterra. A primeira equipe surgiu em 1855, denominada Sheffiel.No mesmo ano, o esporte tornou-se profissional. E, sendo assim, demorou pouco tempo para se espalhar pelo resto do mundo.
Charles Miller, paulista, filho de ingleses, foi o responsável por disseminar a cultura futebolística pelo Brasil e tudo que precisou para demonstrar aos brasileiros, o que seria tardiamente a paixão nacional, foi apenas uma bola. Ele, acompanhado de Oscar Foz, organizaram clubes e partidas. O Fluminense, por exemplo, foi fundado por Oscar Fox em 1902.
Portanto, surgiram evoluções não somente em relação as vestimentas, mas também quanto ao modo de jogar. Se antes era obrigatórios o uso da gravata e o uso dos calções logo abaixo do joelho, hoje essas características não iriam se adequar ao esporte. Embora alguns aspectos não tenham se alterado: a paixão pelo time e a sede por gols. Todo torcedor deseja, então, uma vitória para o seu time.
Surge então a pressão sobre dois jogadores respectivamente: o goleiro e o centroavante. O guarda redes, como também é conhecido o goleiro, é responsável por defender os chutes dos centroavantes, ou seja, evitando que o time adversário conquiste pontos.
No Brasil, as duas posições ganham destaque e também são expostas no cenário mundial por parte de goleiros como Dida (Milan), Marcos (Palmeiras), Rogério Ceni (São Paulo), Victor (Grêmio) e Felipe (Corinthians). Os centroavantes ficam por conta de Alex Mineiro (Palmeiras), Kleber Pereira (Santos), Nilmar (Internacional) e Washington (Fluminense).

A importância do goleiro e o seu reconhecimento

Apesar dos goleiros apresentarem uma função tão exigente, afinal não é fácil suportar a pressão por parte dos centroavantes, mas também por parte de torcedores, a posição é umas das que menos recebe reconhecimento, isso porque o salário de goleiro costuma ser o menor de toda a escalação.
No ranking mundial de jogadores melhores pagos pelo mundo, entre as dez colocações, não consta nenhum goleiro. O primeiro lugar é de David Beckham, atleta do Los Angeles Galaxy, recebendo por ano 82,5 milhões de reais, seguido por Ronaldinho do Barcelona com seus 64, 1 milhões e por Leonel Messi, também do Barcelona, ganhando a quantia de 61,1 milhões.
Além disso, em relação ao prêmio concedido pela FIFA aos melhores jogadores do mundo, os goleiros são aqueles que menos aparecem. Somente em 2002, a posição ganhou destaque no quadro mundial com Oliver Kahn, que, infelizmente, ainda ficou em segundo lugar no ano.
Victor, goleiro titular do Grêmio, não se incomoda com a visão do torcedor e da imprensa, afinal os dois aplaudem mais atletas que fazem jogadas de efeito e por isso acredita que o jogador melhor pago seja sempre o atacante.. Entretanto, destaca a importância da posição para o clube: “O trabalho do goleiro é fundamental dentro de qualquer equipe porque a conquista de resultados não depende só do jogador de frente e também de uma defesa consistente, mas também de um goleiro que passe segurança pra equipe.”
Além disso, o atleta questionou como a posição poderia receber mais destaque. “Eu acho que deveria ter uma premiação específica para o goleiro, porque a própria evolução da posição é evidente nos últimos anos. Então deveria se criar uma premiação para que o goleiro pudesse se sentir mais prestigiado do que já é”.
Marcelo Grohe, também goleiro do Grêmio, porém reserva, acredita o goleiro em si está ganhando espaço, ainda mais quando se trata do cenário mundial. “Daqui a um pouquinho já vão ter indicações para goleiro. O principal era abrir portas quando se fala de Europa. E os nossos goleiros já estão jogando em times grandes lá. É só pensar no Doni que atua na Roma, por exemplo”.
Contudo, não basta apenas planejar uma ascensão na carreira, os goleiros devem atuar em campo visando uma estabilidade, já que a posição é tão cobrada por todos. Clémer, atual reserva do Sport Clube Internacional, já foi uma liderança tanto nos gramados, como no vestiário. O atleta após uma série de falhas, foi para o banco, porém continua referência para o torcedor como um símbolo histórico das conquistas da Libertadores e do Mundial. Entretanto, quando substituído por Lauro, Clemer comentou a seguinte colocação: “Alguém tinha que pagar a conta”. Menção de que a posição, apesar de enaltecida em alguns momentos, sofre com a responsabilidade de ser primordial na questão dos gols dos adversários.

Uma resposta to 'Vida de goleiro'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Vida de goleiro'.

  1. Edson José said,

    Oi Morg, vc recebeu um prêmio da uma olhada no meu blog,
    Edson José
    http://ednene.wordpress.com


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: