Blog da Morg


Parede pintada gera processo na UFRGS – ZERO HORA

Posted in Atualidades por Morgana Gualdi Laux em agosto 26, 2008
Tags: , ,

Por ter sido feita sem autorização e não ter motivado uma repreensão, a pintura de uma parede do Instituto de Letras ganhou status de polêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Considerado dano ao patrimônio público por um aluno, o desenho feito por alunos — com os dizeres “Pra que(m) serve o teu conhecimento?” — foi avaliado pela UFRGS como “fundamental ao pensamento crítico”.

Ao saber da pintura, o estudante de Ciências Contábeis Anderson Gonçalves, 35 anos, integrante do Movimento Estudantil Liberdade (MEL), abriu processo administrativo junto à universidade para saber se a parede havia sido cedida aos alunos. No documento, ele classificou o ato como vandalismo, identificou um dos responsáveis e pediu a punição do grupo.

Cerca de dois meses depois, o estudante ficou surpreso com a justificativa da universidade para arquivar o processo. Em um texto de 25 linhas, o secretário de Assuntos Estudantis, Angelo Ronaldo Pereira da Silva, informou que a pintura, “antes de ser vandalismo, é um ato de extremo instigamento ao pensamento crítico, eivado de indagação filosófica que não desmerece o patrimônio”.

Segundo Silva, a parede em que a inscrição foi feita é historicamente usada para manifestações dos alunos, como divulgação de atividades artísticas e avisos diversos, o que dispensaria a necessidade de autorização.

— Existe uma diferença grande entre grafitagem e pichação. Essa pintura, que deixou o local até em melhores condições, não é pichação — informou o secretário de Assuntos Estudantis.

Para o autor do processo, o episódio abre precedentes para que outros alunos se sintam livres para registrar suas opiniões nas paredes da UFRGS.

— Estão encobrindo um crime, que é o dano ao patrimônio. Existem outros espaços para os questionamentos dos estudantes — argumenta.

Hoje, Gonçalves deve entrar com ação no Ministério Público Federal, uma vez que a universidade arquivou o processo.

ZERO HORA

Saiba mais
GRAFITE
As diferenças entre pichação e grafite:
É a inscrição ou o desenho pintado sobre paredes e muros. É mais elaborada e complexa do que a pichação, sendo considerada uma forma de expressão das artes visuais, a street art (ou arte urbana). De diferentes tipos e estilos, o grafite pode ocupar pequenos espaços ou grandes murais junto a obras públicas, como pontes e viadutos.
PICHAÇÃO
É o ato de desenhar, rabiscar ou sujar prédios públicos e privados com inscrições feitas com tinta spray. Por não ter autorização do proprietário do imóvel, ganha caráter de transgressão. Algumas frases e palavras escritas têm marca de protesto, especialmente contra governos. Quanto mais importante e mais difícil o acesso ao prédio, maior o valor para os pichadores. A sociedade critica, especialmente, a pichação de monumentos públicos e obras de arte. No Brasil, o ato é considerado crime.
Por que a UFRGS considerou grafite e não pichação?
Porque a inscrição “Pra que(m) serve o teu conhecimento”, em letras enfeitadas e traços firmes, foi considerada como indagação filosófica e não agressiva.Também foram feitos desenhos de pessoas na parede, em cores fortes – o que caracterizaria o típico colorido do grafite.

2 Respostas to 'Parede pintada gera processo na UFRGS – ZERO HORA'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Parede pintada gera processo na UFRGS – ZERO HORA'.

  1. Fernando said,

    kd o futebol nesse blog, moça???? rssss
    bjos
    fernandocba.wordpress.com

  2. Daniel said,

    vandalos,igual a ALGUNS veteranos BUNDOES da purs HHSHSASA

    O GRÊMIO,INDISCUTIVELMENTE,VAI SAIR CAMPEÃO.

    blog muito tri mesmo,falando de tudo,variedade etc…continua assim!

    bjos colega!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: