Blog da Morg


O Último Cigarro – Henry Pierre Jeudy

Posted in livros por Morgana Gualdi Laux em agosto 25, 2008
Tags: , , , , , ,

Não são relevantes para o dependente em tabaco, as estatísticas que apontam o cigarro como o principal elemento causador de inúmeras doenças. O fumante quer cessar o consumo por um simples motivo: a angústia. Henry Pierre Jeudy vivencia uma trajetória desafiadorra em “O Último Cigarro”, a de parar de fumar.

Jeudi recorre a métodos como os famosos adesivos de nicotina ou sessões de hipnose para controlar a sua ânsia e impedir a permanência do vício. Contudo, a lembrança vafa de se fumar o último cigarro é algo difícil para o personagem, pois ele sente o prazer qu a nicotina lhe proporciona, reconhecendo os seus malefícios, mas ignorando-os. Combater um hábito antigo é tarefa árdua, ainda mais quando o protagonista da história, aquele que dava charme aos galãs, tornou-se o vilão. O que antes era símbolo de status no canto da boca, hoje deprecia a imagem de qualquer personalidade que estiver o consumindo.

Além disso, Jeudy comenta a respeito da participação do cigarro em etapas de sua vida como, por exemplo, em um encontro com uma menina ou na morte da dona de um bar que ele frenquentava. O falecimento dela foi devido ao hábito de fumar e em todos os capítulos ele demonstra consciência em relação aos fatos que a nicotina proporciona. Nada parece assustar, nem o cancêr de pulmão ou o de boca, ele apenas quer saciar o seu desejo: o de fumar.

Não é o livro mais indicado para aqueles que desejam eliminar o tabaco de suas vidas. ” O Último Cigarro” não apresenta dicas como beber muita água ou fazer excercícios regularmente. Entretanto, demonstra as reflexões de um indivíduo dependente psicologicamente da nicotina, capaz de manter o seu vício somente pelo prazer instântaneo, apesar das conseqüências que lhe aparecerão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: