Blog da Morg


Hedonismo e o Medo

Posted in livros por Morgana Gualdi Laux em agosto 18, 2008
Tags: , , , , , , ,

“Hedonismo e o Medo” do escritor Giuliano da Empoli sugere uma transformação do mundo, ou seja, uma brasilianização presente em diversos países. Quando mencionamos essas transformações, podemos destacar o sexo como forma de ascensão na sociedade e o medo como conseqüência de uma violência já imperceptível, pois os cidadãos se inserem em um quadro particular: os residenciais que proporcionam segurança, mas também lhe aprisionam, fechando os olhos para o mundo externo.

Empoli despeja a realidade no leitor e aponta em cada página um fato real demonstrando o destino do ser humano. Jovens americanos, nas férias, abusam do sexo e das bebidas alcoólicas, já que estão longe dos lares e sendo financiados pelos seus pais. No Brasil o carnaval, símbolo de férias curtas para os trabalhadores, reuni todo o ano os indivíduos para participarem de um enorme culto ao corpo, em uma grande orgia, mas também na fusão de diferentes classes sociais.

Outro impasse na sociedade brasileira é a sua formação, sendo determinante o fator cor da pele. Nos Estados Unidos, o último censo apontou sessenta e três possíveis combinações nas seis categorias raciais de pele. Além disso, outro aspecto trabalhado no livro é a religião. Na Europa o número de cristãos vem caindo drasticamente. No Brasil é possível conversar com inúmeros jovens que se declaram ateus ou convictos de que Deus existe. Estes, por sua vez, ainda comentam que não é preciso ir à Igreja para cultuá-lo.

Enfim, os padrões estão mudando, porém essas alterações são significantes. Jovens americanos antes adotavam como figuras simbólicas os personagens da história e da política, hoje o modelo exemplar é baseado em personalidades, ou seja, atores. Adolescentes brasileiros não planejam o futuro no panorama político, pois acreditam na fama advinda dos reality shows. Não há o que esperar dessa juventude, senão grandes mudanças, quebra de dogmas, sejam na política, sejam no âmbito religioso, sejam no social. Contudo essas alterações podem levar a sociedade a um verdadeiro caos, jovens a depressão por estarem fora do estereotipo comum (imposto por eles mesmos) ou a um simples carnaval para esquecer esses pequenos impasses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: