Blog da Morg


Lya Luft – Todo o mundo fala errado?

Posted in Atualidades por Morgana Gualdi Laux em agosto 17, 2008
Tags: , , , , , ,

Todo o mundo fala errado?

Lya Luft


Freqüentemente se ouve alguém afirmar, desamparado, que “todo mundo fala errado”. Se apenas observarmos superficialmente, poderemos achar que a afirmação está correta. É verdade: ninguém ou quase ninguém fala “certo”. Talvez devêssemos então indagar o que é falar “certo”. A maioria das respostas será que é “falar como está nas gramáticas”, isto é: todo mundo deveria usar, com naturalidade e freqüência, as formas mais sofisticadas da chamada língua-padrão. Nesse caso, diríamos aos amigos, aos filhos, aos empregados coisas como:


– Maria, viste meu filho na escola?

– Não, Teresa, Vê-lo-ei amanhã somente.


Ou ainda:


– Poderias dizer-me aonde irás esta noite?

– Dir-te-ei unicamente quando tiver regressado.

E ainda coisas deliciosas, como:


– Que pensais da cultura dos nossos universitários?

– Não vos posso dar essa resposta, porque seria demasiado desanimadora.


Ora, dirão os meus leitores, que linguajar mais horrível. Que pedantismo, que erudição falsa, que inadequação à nossa realidade. Ninguém fala assim. Enfim uma observação inteligente: ninguém fala assim, porque essas formas, e muitas outras que não estão nos livros, não se usam. Tornaram-se arcaicas, pertencem a um nível de linguagem culto formal, que se aceita, com dor nos ouvidos, em discursos, em sermões de igreja (e olhe lá!. Pelo que nossa liturgia e posturas na Igreja andam evoluindo, em breve a música religiosa será considerada blasfêmia…). São formas apenas aturadas, como se aturam trastes velhos pela casa, enquanto não sabemos onde os colocar. Isso significa que aquilo que os mais ingênuos julgam ser a maneira correta de falar, não passa de fórmula livresca, seca, sem vida. Mas não é, nem de longe, o que devemos empregar diariamente, muito menos na fala. Pois na língua se distinguem duas maneiras de registrar o pensamento: a fala, registro primeiro, e a escrita, registro segundo, isto é, registro da fala. Observando isso, podemos concluir que a escrita é que deve reproduzir a fala, e não vice-versa. Assim não é correto que devêssemos falar como se escreve, mas deveríamos, isso sim, escrever como se fala, o que é impossível por uma série de motivos, um dos quais o de ser a escrita um código determinado por decretos oficiais. Por isso, não é correto somente o que está “nos livros”.


Mas há outros aspectos, como a linguagem ser um comportamento social do homem. Não se usa um calção em uma conferência, nem terno e gravata para ir à piscina (entre amigos), como não se fala de maneira descontraída em uma conferência(…) Na escrita, para aprendermos realmente a escrever, é necessário um treinamento intenso, pois o código é mais complicado, obedece a regras fixas e rígidas. Nadar se aprende nadando; guiar se aprende guiando; falar se aprende falando, e escrever se aprende escrevendo e lendo, para internalizar estruturas. O assunto linguagem é complexo demais para ser tratado num artigo, e todos os livros escritos a respeito ainda nos deixam saudavelmente curiosos e perplexos.

Uma resposta to 'Lya Luft – Todo o mundo fala errado?'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to 'Lya Luft – Todo o mundo fala errado?'.


  1. Gostei muito desse texto , que apresenta a linguagem como ela é: complexa e diversa.Nao podemos simplesmente sair por ai de forma muitas vezes etnocentrica considerando a linguagem das pessoas errada e exigindo que todos falem como se fossem gramaticas ambulantes.Muitas vezes, o que vale mesmo é a transmissao da mensagem , salvo em certas ocasioes nas quais a linguagem deve ser moldada dependendo da necessidade,mas essa ja é outra historia que deve ser explorada em outro momento.E para aqueles que ainda insistem em seguir as tendencias parnasianas eu desejo muita sorte e força para que suas ideais obsoletas resistam á esta nova onda da atualidade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: