Blog da Morg


O por que de tanta corrupção?

Perguntamo-nos o porque de tanta corrupção, embora não lembramo-nos daquele pensamento brasileiro: estar sempre à frente do outro, visando lucros, assim como não importa o modo para se beneficiar. Reclamamos que a roubalheira surge a partir dos políticos, contudo o programa cqc mostrou o grau de honestidade em Brasília dos cidadãos que lá habitam, independentes de serem representantes do povo.

Algumas pessoas conseguiram demonstrar aquele caráter sujo, pois roubaram até de um cego,pegando o dinheiro no chão e não lhe devolvendo, houve até um policial que perguntou qual era a cor da nota, entretanto mencionou as seguintes palavras: deixou cair, já era! Outros indivíduos não devolveram o troco corretamente, apesar de falarem ao repórter que eram honestos, pois trabalhavam muito.

Agora, pergunto, trabalhar muito, arduamente, significa ser ético? Acredito que não, uma vez que exercer uma profissão ou uma função não tem relação nenhuma com apresentar honestidade em seu perfil. Contudo, para exercer de modo correto, sim, é preciso ética e é esse elemento que falta ao povo brasileiro, assim como aos seus governantes.

O roubo e a malandragem no Brasil começaram desde muito cedo, essa confusão política, esses benefícios não são de agora. Estou conferindo o livro 1808 do escritor Laurentino Gomes e há cada página que leio, descubro que o nosso país não é dessa maneira por a caso. Quer algo pior do que os traficantes de escravos financiarem D.João XI? Em troca ganhavam títulos. Ou pior, na volta de D.João para Portugal, o nobre raspou os cofres do Banco do Brasil, levando o tesouro que havia trazido em 1808. E as conseqüências foram enormes, D. Pedro teve que contornar situações, ou seja, adiar o pagamento de funcionários, sendo assim, a insegurança e o descontentamento tomou conta.

Parece que essa situação ainda permeia em nosso meio. Críticas são postas ao governo, julgamentos e pré-conceitos, funcionários sem receber, políticos aumentando seus salários. Não obstante, o cidadão brasileiro deve analisar seu perfil, pois,é ele quem elege os governantes. Para cobrar ética devemos apresentar ética, ou então, o Brasil continuará na posição 70ª do ranking da honestidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: