Blog da Morg


Consumo Atual: Responsabilidade ou “Marketing”?

Posted in Atualidades por Morgana Gualdi Laux em junho 23, 2008
Tags: , ,

Hoje, o homem utiliza diferentes recursos para tentar solucionar problemas de difícil resolução. Preocupado com o ambiente e com o aquecimento global, ele visa, além da tradição dos produtos que compra, a procedência e as ações que a empresa realiza. Entretanto, será esse consumo responsável realidade ou utopia?

Indiferente quanto as regras de mercado capitalista, em que é criada uma série de necessidades e inúmeros bens descartáveis, atualmente, as empresas adotam uma postura reflexiva em relação a qualidade de vida. A Faber Castell, conhecida por seu caráter positivo, utiliza madeira proviniente do plantio próprio. A Izzy, marca de bebidas, doa parte de seu lucro para a Hope, instituição a criança com câncer. A Nokia, empresa de eletrônicos, eliminou os piores químicos de seus produtos, além disso, ela coleta e recicla seus materiais.

Sendo assim, é correto afirmar que o consumo responsável é uma realidade presente no mundo inteiro. No entanto, a posição de diversas empresas é devido a responsabilidade social ou ao puro marketing? Em meio a tantas questões ambientais, muitas usufruem o modelo ecologicamente correto para divulgarem seus produtos. Não obstante, é obrigação de todas usar fontes renováveis, embalagens recicláveis e material não poluente.

Em suma, o consumo responsável não é utopia. Ele está presente em diversos itens do nosso cotidiano. Contudo, não é mérito algum as empresas utilizarem esse recurso, uma vez que é obrigação dela e dos clientes o cuidado com a natureza.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: