Blog da Morg


Ainda persisto…Cotas na Universidade: solução errônea.

Posted in Atualidades por Morgana Gualdi Laux em maio 27, 2008
Tags:

A medida que o governo implantou para amenizar a desigualdade em nosso meio é o sistema de cotas na universidade. Entretanto, será que essa solução é válida?

A inserção do aluno de baixa renda e de cor negra é o principal item a ser revisto em relação ao ensino. Atualmente, a UFRGS adotou porcentagens para os selecionados em seu vestibular: 15% devem ser alunos de escola pública e 15% devem se apresentar como negros. Contudo, o principal objetivo não foi concretizado, uma vez que em cursos com alta densidade por vaga não foram introduzidos vestibulandos negros. Além disso, nos cursos em que eles foram aprovados podemos observar médias muitos baixas e boletins de desempnho inexpressivos para qualquer estudante ser inserido  na universidade. Há também outra poêmica: a participação do Colégio Militar nas cotas, posto que ele é uma das instituições mais qualificadas do Rio Grande do Sul.

Portanto, ficam evidentes as controvérisas desse sistema em nosso meio. Precisamos de soluções legais e juntas para que não haja conflito entre os vestibulandos. A razão das costas é a assistência a alunos carentes para buscarem a ascensão por intermédio do estudo. Não obstante, é fácil visualizar que esses fatos não ocorreram. A única aluno índia que está cursando Medicina já apresenta em seu currículo, ironicamente, a habilitação em Enfermagem concluída em uma faculdade particular.

Em suma, não podemos adotar soluções errôneas. Devemos fornecer o ensino básico aos alunos para que, no futuro, eles concorram a uma vaga na universidade pelos seus méritos e não por benefícios mediante sua condição social e sua cor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: