Blog da Morg


Cotas na Universidade

Posted in Atualidades por Morgana Gualdi Laux em março 18, 2008
Tags: , ,

O assunto mais atual e mais polêmico com certeza se refere as cotas. Será esse sistema justo em nossa sociedade? Aliás, o vestibular é um processo seletivo justo? Para implantar indivíduos carentes, estudantes de escola pública, negros e deficientes fisícos as instituições aderiram a esse recurso. No entanto, sabemos que muitos dos cotistas que conseguiram sua vaga não fizeram o minímo esforço por ela, ou muitos também receberam o sistema de cotas como um benefício, ou seja, estudaram em escola pública mas os pais tem dinheiro o suficiente para pagar um pré-vestibular e, até mesmo, uma faculdade particular.

Por que mencionar esse indivíduos como prejudicados pela sociedade? Inúmeras são as instituições bem requisitadas em nossa estado e, muitas vezes, não é a escola que faz o aluno ser aprovado e sim a capacidade e a dedicação dele. Ser negro, ser deficiente, estudar em escola pública não é motivo para se inferiorizar, uma vez que não é nenhum desses requisitos que faz o estudante ser o melhor e sim a força de vontade, mas por enquanto as faculdades ainda acreditam que são esses critérios que faz esquecer as deficiências do ensino básico, a falta de recursos em escolas no interior, assim como a falta de transporte escolar.

Símbolo de superação é o brasileiro Ricardo Oliveira da Silva de 19 anos, deficiente físico mas vencedor das Olímpiadas de Matemática. Sendo assim, o que falta não é inserir esses jovens na faculdade. Entretanto, lhe dar infra-estrutura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: